Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Magia do Violão

A maioria das pessoas até sabem tocar um instrumento, e depende o tamanho do interesse que essa tem ao tocá-lo. Algumas preferem instrumentos de cordas, como o violão, baixolão ( que é um contrabaixo acústico), violino, viola (viola caipira), viola clássica, violoncelo, harpa, bandolim, cavaquinho, entre outros; como os elétricos, guitarra e contrabaixo, que abusam de sonorizações com efeitos como no pedal ou pedaleira de efeito ligado em um cubo ou amplificador com grande potência. Outros até que escolhem o piano, teclado, bateria; e também não podemos de deixar de fora os instrumentos de sopro, como o saxofone, sax alto, sax soprano, clarinete, flauta, entre outros. Porém os que gostariam de tocar, não entendem o maior significado de tocar um acorde, que na sua totalidade, abrange notas com doce melodias e harmonias, e algumas até expressam com ritmo, e abusam de timbres graves e baixos, dando um toque mais arrojado em uma composição. Para isso vale o esforço repetitivo, e aprender além de tocar umas simples notas, mas também entender o que é, como é a música, e conhecer as notas musicais que são elementos da música. Neste breve assunto, quero escolher um instrumento que muitos devem ter um em casa. Eu quero vos falar sobre a magia de tocar um violão!
No início parece difícil quando voce está fazendo aquela aula com professor ou com um método de aprender a tocar violão fácil (rsrs), que às vezes  se torna chata as aulas, repetindo os mesmos exercícios de habilidade dos dedos para fazer uma nota ou acorde, ou aqueles exercícios de solo, em que estica os dedos para alcançar um certa escala, até doerem; mas voltando mais no início quando se está aprendendo, difícil até se torna é trocar as cordas do violão para um encordoamento de Nylon, para não doer tanto os dedos, em vez de tocar em um de aço que é mais duro. No entanto esses é alguns dos fatores reclamões de se tocar um violão...
Quando estamos interessados realmente a tocar, parece que tudo se torna mais fácil, aí sim voce aprenderá  muito mais que um simples violão pode apresentar.
Partindo para o clássico e até outros estilos mais infundidos contemporâneamente; como o flamenco, estilo com caídas de notas sequenciais com característica espanhola; o fingerstylle, um estilo com afinações diferentes e de acordes soltos, tendo uma junção de harmonização, melodia e ritmo de uma vez só; também há outras misturas de ritmos dentro do esquema clássico de se tocar.
O violão apresenta vários estilos e tipos diferentes, do mais suave ao mais arrojado, assim digo.
Se nós apresentarmos uma lista de estilos, o texto com certeza seria enorme, mas, somente escrevi em poucas palavras por ser bela essa magia de tocar este instrumento, visto que não é só o violão, mas todos os instrumentos, mas o escolhi, por ser o instrumento que tenho mais experiência e que toco também, além de ser mais tocado e usado por muitos.
A cada dia mais quero conhecer esse especial instrumento junto à essência da música...
A minha escolha é aprender pela inspiração de Deus, pois Ele é o sumo maestro de todas as harmonias, por dar razão a minha vida, e que Ele faz tudo pra mim, como para todos nós...
Depois escreverei sobre mais coisas sobre a música.

Logo abaixo, há duas imagens que descrevem exatamente os estilos musicais de tocar, simbolizados por dois elementos: água e fogo. Apesar das duas figuras representarem o violão, também serve para todos os instrumentos.
 
Fig.1 - Água, representa o estilo suave de tocar violão.













Fig.2 - Fogo, representa o estilo arrojado de tocar violão.




A Existência de Deus


Minha razão e existência só comprova uma perfeição muito maior que a nossa imaginação; os homens tentam desvendar de várias maneiras como nasceu toda a existência, de cada partícula que constitui a matéria, como foi enraizado as matérias fundamentais do ser humano, as incompreensíveis ciências entre a alma, corpo e espírito, e se a ciência é absoluta ou relativa, sendo à última mais contestada no campo de sua teoria...
Entender Deus é algo além de nosso pensamento, e quão insondáveis são para nossa revelação. Como diz Jó 37.14 "A isto, Jó, inclina os teus ouvidos; pára e considera as obras maravilhosas de Deus." E ainda Jó 4.23 "Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia."
E como o rei Davi, um homem que no reconhecimento de sua existência entendeu e compreendeu nestas palavras, Sl 139.14 "Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
Se os próprios homens a quem através Deus revelou à Eles, e que integralmente conheciam à Deus, e receberam grandes revelações, como será nós não reconhecermos? 
Então, faço como nas palavras do profeta Ozéias, Oz 6.3a "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor..."
Poderia falar sobre Ele durante 100 anos, mas ainda para todos nós, seria pouquíssimo sobre Ele. 
Como é maravilhoso nosso Deus!

Harmonia de Deus

Voce já observou o céu de manhã ao acordar, e ver o raiar do sol na imensidão de nosso globo? Escuta o som dos pássaros cantando com inúmeros deles, com sons diferentes e harmoniosos parecendo alegres pela claridade do dia em torno da natureza! Ah! Sentimos tranqüilidade! De repente tudo volta com os ruídos do dia. Pelas madrugadas é tudo diferente com o silêncio, sobrando apenas os sons produzidos pelos animais noturnos, bem baixinhos audivelmente; e quando vem àquela brisa, pela suavidade, parece até música, de sorte, quando vem à chuva derramada lá de cima das nuvens até o chão, fazendo aquele alvoroço com uma nota só. Ás vezes como é bom dormir com este barulho! Ele não é ensurdecedor e, é até interessante, parece tão barulhento, mas só que é um barulho harmonioso, mesmo sendo forte, é lindo, trazendo paz, e como vindo da natureza, daí entendemos que os sons produzidos pelos homens não são harmoniosos quanto o dela; não é a mãe natureza, eu nunca vi isso, se fosse mãe natureza tinha criado tudo e até nós; é claro, o maestro é o supremo criador dos Céus, só Ele tem as melhores composições para todos nós vivermos em perfeita harmonia! Essa harmonia vem de Deus, que o homem não é capaz de produzir e criar, mas pela total dependência, o homem entende e pode reproduzir através DEle!